INTRODUÇÃO AO HATHA YOGA
Yoga é uma ciência antiga.(SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A PALAVRA "YOGA" NO FINAL DESTE CAPÍTULO) É uma ciência espiritual de exploração pessoal com aplicação universal. Como muitas das ciências modernas, que tem muitos ramos de estudo e prática. A palavra Yoga significa harmonia, união ou reunião, e os diversos ramos da Yoga são todos com o objetivo de atingir esta harmonia através da transcendência da unicidade dualista e do conflito. O Hatha Yoga, está preocupado com a harmonização de forças dentro do corpo e da mente, através de diversos métodos de limpeza física e mental. O termo sânscrito Hatha, é composto de duas sílabas. Ha - Força Solar , também chamado Prana Shakti. É a força dinâmica, física, dando vida, é a expressão de saída de energia humana. Tha – Força Lunar também conhecida como Shakti Manas. É o passivo, mental, reflexivo, é a expressão de entrada da energia humana. Em geral a filosofia da Yoga e, mais especificamente os princípios do Hatha Yoga, ensinam que esses dois aspectos da nossa combinação humana devem ser equilibrados e espiritualmente sintonizados para uma existência saudável. As técnicas de Hatha Yoga e os trabalhos de limpeza e purificação são aplicados em todos os órgãos da recepção bem como os órgãos da ação sensorial. Em ambos, os reinos físico e psíquico, cria-se um fluxo harmonioso de energia dentro das partes Solar (Ha) e Lunar (THA) do corpo humano.
Às vezes o termo Hatha Yoga é mal interpretado como significando apenas as posturas técnicas e exercícios de Yoga. Alguns professores de Yoga referem-se ao Hatha Yoga em suas aulas como sendo uma série de posturas, alguns exercícios respiratórios, relaxamento e um pouco de meditação. No entanto, nenhum destes usos do termo Hatha é estritamente correto. De acordo com textos clássicos da Yoga, Hatha Yoga inclui apenas 6 técnicas chamadas Shatkarmas ou grupos de limpeza:
Neti - Dhauti - Nauli - Basti - Kapalbhati - Trataka.
Na antiga Yoga foram desenvolvidos uma vasta gama de métodos de limpeza. para o corpo e a mente. Ao realizar esses procedimentos, o seu objetivo foi sempre purificar e manter o equilíbrio entre os elementos da estrutura humana para o nível mais alto. Estas maneiras surpreendentes de limpeza externa e interna não foram apenas para a saúde, mas também para a preparação dos mais elevados estados de meditação, de modo a sermos capazes de atingir iluminação, auto transcendência e a imortalidade. Nestes dias, com o nosso meio ambiente insalubre, alimentos impuros e perturbações mentais, estas mesmas técnicas podem ser usadas eficazmente para melhorar a qualidade da nossa própria saúde. Na primeira leitura, alguma das seguintes técnicas pode parecer bastante bruta ou repugnante aos ocidentais, mas depois de algumas explicações e pratica a simplicidade e eficácia das mesmas torna-se evidente, e a sua adaptação em vida diária pode tornar-se fácil e altamente benéfica.
Neti - limpeza nasal
Jala Neti Fases 1, 2, 3 (com água)
Dugdha Neti (com leite)
Ghrita Neti (usando ghee ou manteiga clarificada)
Swamootra Neti (usando a própria urina)
Sutra Neti (utilizando um cabo ou cateter)
Dhauti - A limpeza do tubo digestivo
Danta Moola Dhauti (limpeza dos dentes e gengivas)
Chaksua Dhauti (limpeza dos olhos)
Kama Dhauti (limpeza do ouvido)
Jihwa Dhauti (limpeza da língua)
Kapal Randhra Dhauti (limpeza do couro cabeludo)
Danda Dhauti (limpeza do esofago)
Vyaghra Dhauti ou Kriya (o esvaziamento gástrico de alimentos)
Vaman Dhauti ou Kunjal Kriya (limpeza do estômago com água)
Vastra Dhauti (limpeza do estômago com pano)
Vahnisar Dhauti ou Agnisar Kriya (limpeza do estômago por ar)
Vatsara Dhauti ou Bhujangi Mudra (limpeza do estômago por arrotos)
Moola Danti ou Mool Shodhan (limpeza do ânus com raiz tumerica ou dedo)
Varisara ou Shankaprakshalana (rubor)
Nauli - Purificação Abdominal através da auto-massagem
Madhyama Nauli (isolamento da parte central da musculatura abdominal)
Vama Nauli (isolamento da musculatura abdominal esquerda)
Dakshina Nauli (isolamento da musculatura abdominal direita)
Nauli rotacional (rotação da musculatura abdominal da esquerda e direita)
Basti – Limpeza do Colon
Sthal basti (usando ar)
Jala basti (com água)
Kapalbhati - Purificação frontal do cérebro
Vatkrama Kapalbhati (através do ar, mesmo que Kapalbhati Pranayama)
Vyutkrama Kapalbhati (usando água, mesmo que jala Neti fase 2)
Sheetkrama Kapalbhati (usando água, mesmo que jala Neti fase 3)
Trataka – Concentração para purificar faculdades ópticas e psíquicas
Isto é feito como uma meditação prática mediante um Yantra ou Mandala, como a chama de uma vela, estrela, fotografia, estátua, pedra preciosa ou qualquer outro símbolo ou objeto.
Introdução Jala Neti
Jala Neti, ou limpeza nasal utilizando água quente salgada, é uma técnica muito antiga que foi repercutida durante milhares de anos pelos iogues tanto para benefícios físicos como para os espirituais mais profundos. Agora é possivelmente a hora da maior necessidade de tal prática pelas pessoas modernas. Com a crescente incidência de doenças respiratórias como a asma, alergias, rinite, sinusite, resfriados, gripes, etc., assim como a rápida degeneração da consciência espiritual em alguns setores da sociedade, a prática do Jala Neti poderia servir como uma panacéia para ajudar a melhorar a vida de muitas pessoas. Jala Neti é uma prática que é muito benéfica para a limpeza dos olhos, ouvidos, nariz, garganta, pulmões, bem como os processos de pensamento. Há mais de 7 diferentes métodos e fases de fazer o Jala Neti.
Sumário da Técnica
Um pote Neti especial (Nasalpote) é preenchido com água quente ligeiramente salgada. O cone da ponta do pote é inserido em uma narina e a posição da cabeça e do pote é ajustada para permitir que o fluxo de água flua para fora através da outra narina. Deve-se respirar pela boca, enquanto a água está fluindo através das fossas nasais. Após a metade de um pote que fluiu em uma direção, o fluxo de água é invertida. Quando a água do pote acabar, o nariz deve ser bem seco. A técnica não é tão difícil ou desconfortável como pode parecer a primeira vista
A maioria das pessoas estão agradavelmente surpreendidas mesmo após sua primeira tentativa, em quão este método simples e eficaz de manutenção da saúde é. Uma vez aprendida, a prática pode ser feita em cerca de 3 minutos assim como um banho ou a limpeza dos dentes, Jala Neti é facilmente integrado com outras rotinas diárias de limpeza corporal.
Resumo dos benefícios do JALA NETI
Jala Neti elimina todas as sujidades e bactérias cheias de muco no nariz. Também ajuda a drenar as cavidades dos seios nasais. Isto, por sua vez, contribuirá para reprogramar os mecanismos naturais do organismo contra infecções, como a rinite nasal, alergias, sinusite e outras queixas respiratórias superiores como úlcera da garganta e tosse, gotejamento pós-nasal, inflamação das amígdalas e adenóides. É benéfico para doenças como asma e bronquite, uma vez que reduz a tendência para a respiração bucal, libertando as narinas de muco. Tem um efeito calmante e resfriamento sobre o calor excessivo do cérebro e, portanto, é benéfico para dores de cabeça, enxaqueca, epilepsia, tantrum (é uma explosão emocional de mau humor ou um ajuste de mau humor), histeria, depressão e tensão mental geral.
Jala Neti é de grande benefício para os problemas associados com os olhos. Contribue para o fluxo dos ductos lacrimais, incentivando uma visão mais clara e brilho ao olhar. Ela pode ser benéfica para certos tipos de distúrbios como infecções do ouvido médio. Jala Neti melhora a sensibilidade dos nervos olfatórios, ajudando a restaurar o sentido do olfato perdido e, assim, beneficiando à relação com o gosto e processos digestivos. Tem efeitos sutis sobre as glândulas pituitária e pineal que controlam a sistema hormonal. Isto tem um efeito harmonizador no comportamento emocional. Jala Neti afeta o centro psíquico conhecido como Ajna Chakra, que auxilia no despertar dos maiores estados de meditação. Ela ajuda a estimular uma melhor visualização e concentração de poderes e dá uma sensação de leveza e clareza à mente. Jala Neti é excelente para quem quer tentar deixar de fumar. Uma vez que reduz a tendência para a respiração bucal. Jala Neti reeduca o nariz para a real ingestão de fumaça ou poluição, reprogramando o cérebro e o físico evitando assim a dependência psicológica.
Anatomia da prática do JALA NETI
Para aqueles que não tem idéia do funcionamento interno das cavidades nasais, pode parecer uma coisa estúpida, ou mesmo perigosa usar água quente salgada através do nariz. Porém, quando analisado com uma mente aberta e uma simples figura da fisiologia das estruturas envolvidas, medos e equívocos podem ser esclarecidos. Nos diagramas acima, as principais áreas afetadas pela limpeza nasal são mostradas. A primeira linha de defesa nasal são os minúsculos pêlos chamados "cílios", que deverão capturar as partículas maiores que entram no nariz. Esses cílios são geralmente limpos pelo ato de respiração normal e por soprar o nariz, mas, por vezes, devido a uma progressiva acumulação de sujeira, podem tornar-se obstruídos e podem exigir lavagem nasal. O conjunto das fossas nasais da ponta do nariz para a garganta (e além) são cobertos com uma camada de muco. Este muco é secretado no interior do revestimento da mucosa, e sua função é capturar partículas menores e bactérias. O muco sujo é normalmente expulso, aspirado, tossido ou engolido. As passagens dos seios nasais são mais finas e, usam um mesmo mecanismo de filtragem que, se infectadas, secretam um muco corredio para expulsar os germes. Esta situação é geralmente denominada sinusite e pode ser um sintoma de curto prazo ou uma condição crônica.
Na Fase 1, a água flui simplesmente numa narina um pouco acima da ponte do nariz onde os fluxos de ar habitualmente reúnem-se, para trás e para o meio da cavidade e, em seguida, a água flui para baixo e para fora da outra narina. Neste percurso, a água passa pelo meio frontal e seios nasais. Na 1 ª fase não deve haver fluxo de água de volta para a garganta ou na boca. Quando feito corretamente, geralmente há muito pouca sensação pois a água estará na mesma temperatura e salinidade como no sangue.
Nos estágios mais avançados 2 e 3, somente após dominar a Fase 1, a água flui plenamente por toda cavidade nasal, atrás da nasofaringe e sai pela boca. Neste percurso, que passa pelos seios nasais, a limpeza de todas as passagens é mais forte e eficaz. Não há qualquer desconforto ou danos às funções nasais.
O ideal é que em nenhuma das fases, a água deve realmente ir para dentro das passagens dos seios nasais ou trompas de Eustáquio. No entanto, isso pode acontecer se o praticante respira incorretamente ou expira muito fortemente quando quer secar o nariz. Nesse evento, normalmente poucos minutos de ar serão suficientes para secagem, desocupação e dispersão de qualquer gotículas de água. Isso só causa desconforto momentâneo e não é perigoso a menos que uma infecção seja espalhada quando não era antes. No entanto, as regras e procedimentos do método iogue de Jala Neti torna isto muito improvável.
A forma de lavagem que Jala Neti expulsa para fora do nariz a sujeira, bactérias e muco seria óbvio para a maioria das pessoas pois a água morna afrouxa e dissolve qualquer incrustação interna, e leva-a para o exterior. Mas o que pode não ser tão óbvio é que, devido à gravidade e a um efeito venturi (Efeito Nasalpote), o seios e passagens também são drenadas pelo vácuo criado pela pressão do fluxo da água. Considerando que normalmente seria impossível drenar um "beco sem saída" tanto nas passagens como nos seios, Jala Neti realiza esta função engenhosamente. Para aqueles com condições de muco espesso e com mal funcionamento nos seios, o alívio da pressão nos mesmos pode ser sentida em segundos. Assim como, as trompas de Eustáquio, que são as passagens finais e recebem exatamente o mesmos efeitos que os seios, sendo que haverá um saque para fora de sujidade e muco. Daí Jala Neti é de grande benefício para os bloqueios e as infecções do ouvido médio, pois cria uma drenagem dos tubos aliviando a pressão, além de eliminar os germes. Em um exame mais detalhado, que também seria visto através do efeito de osmose e ação capilar, os vasos sanguíneos do nariz são estimulados para limpar bem.
Os olhos também são afetados beneficamente por Jala Neti. Os ductos lacrimais que ligam os olhos as fossas nasais, obtém o mesmo efeito que os seios, resultando num brilhante e mais claro sentido de visão.
O nariz é o "ar condicionado" do corpo. Uma das muitas funções do nariz é o de regular a temperatura e umidade do ar recebidas. Este é necessário para que o ar não entre na garganta e nos pulmões muito quente ou muito frio, muito seco nem muito úmido. Após a expiração, o nariz também ajuda a extrair calor excessivo da parte frontal do cérebro, que é a parte onde o pensamento pesado é feito, e onde há o maior calor acumulado quando sob estresse. Pessoas com bloqueios nasais crônicos acabam tendo que usar habitualmente respiradores bucais, por causa de um resfriado ou dor de garganta, tendo inclusive desequilíbrios da função da tiróide. Esses respiradores refrigeram os pulmões, criando umidades excessivas e secreções de muco nessa área. Respiradores bucais também não são suficientes para obter do efeito de resfriamento, uma exalação na parte frontal do cérebro, que pode, portanto, ser descrito como "cabeça quente". Algumas pessoas têm "narizes secas" e sofrem com problemas de sangramento do nariz. Outros sofrem com constantes corrimentos dos seios nasais, molhando sempre as suas camisas! Outros têm constantemente as narinas bloqueadas. A prática constante de Jala Neti ajuda a reestabelecer e regular corretamente a temperatura e umidade do nariz.
Consoante às condições de nossas vidas, as dietas, as alienações de personalidade, etc., muitas doenças comuns podem ser aliviadas pelo simples restabelecimento e enquadramento correto do nariz. Outro aspecto da fisiologia que Jala Neti afeta, é a relação entre a função olfatória e o sistema nervoso central de nosso corpo. Segundo a ciência médica, existem dois ramos do sistema nervoso autônomo chamados, o simpático e o parassimpático, que estão constantemente trabalhando para tentar manter um equilíbrio dos recursos das funções humanas. Cada um destes sistemas afetam diferentes órgãos e funções do organismo.
Basicamente, a função de um controla e estimula os outros comandos e as funções de sedação. Este dualismo "Empurrar / Puxar" ou conflito está correlacionado exatamente com o que os Mestres dizem sobre as forças da Yoga de Pingala e Ida, ou Ha e Tha. De acordo com os iogues, existem dois condutos nervosos na coluna espinhal chamados IDA e PINGALA, e um canal oco, ao qual chamam de "Sushumna;" Os gregos o chamavam de SPIEREMA, "correndo através da medula da espinha."
No final mais baixo do canal oco está o que os iogues chamam de "Lótus da Kundalini." Eles o descrevem como uma forma triangular; dentro dele, na linguagem simbólica dos iogues, há o poder espiralado da Kundalini. Quando aquela Kundalini desperta, ela tenta forçar a passagem através desse canal oco. Conforme ela ascende passo a passo, camada após camada, a mente torna-se aberta, e todas as visões diferentes e poderes maravilhosos despertam para o iogue. Quando ela alcança o cérebro, o iogue torna-se completamente desapegado do corpo e da mente. A alma encontra-se liberta.
Segundo a ciência da Yoga, através de um equilíbrio da função da respiração nasal, melhor equilíbrio do sistema nervoso simpático e parassimpático é adquirido e, consequentemente, um melhor equilíbrio de toda função nervosa do corpo será alcançado. Assim pela limpeza, equilíbrio e manipulação destas duas forças opostas complementares, uma melhor saúde física e mental é mantida. Por isso, é um dos efeitos conhecidos do Jala Neti que a tensão mental e dores de cabeça podem ser dispensadas, assim como graves doenças do sistema nervoso, tais como a epilepsia, desequilíbrios psicoemocionais como tantrums e mudanças súbitas de temperamento.
MÉTODO (FASE 1)
1) A limpeza nasal pode ser feita em uma pia, numa tigela sobre uma mesa, no chuveiro ou fora dele. Primeiro preencha o Pote Neti (Nasalpote) com água quente a uma temperatura adequada para despejar no nariz. Nem muito quente nem muito fria. Assim como um teste de mamadeira, deitar um pouco sobre o seu braço ou saborear e cuspir para verificar a temperatura. Um pouco mais quente é melhor do que fria.
Água pura é a melhor opção se disponível. Misture com sal na proporção de uma colher de chá para meio litro de água. Isto equivale a 0,9% e é chamado de solução isotônica - o mesmo que o sangue humano. Sal marinho é melhor, se disponível. Misture o sal completamente. Prove à água e cuspa, para ter a certeza da correta mistura e da temperatura. Não vai ser tão salgada como água do mar. Ajustar se não for correto. Depois de várias tentativas você será capaz a reconhecer a exata mistura correta pelo gosto.
2) Colocar o cone do Nasalpote na narina direita, ajustando-o dentro da narina com umas poucas torções e ligeira pressão. Tente apontar o bico para cima, em linha com a passagem nasal, de modo a não bloquear ao largo da ponta do bico sobre o interior da nariz. Abra a boca e respire suavemente pela mesma. Tente não cheirar, engolir, rir, conversar ou ter qualquer movimento de ar através do nariz, enquanto a água está fluindo.
3) Agora lentamente curve-se diante da cintura para que a ponta do nariz seja o ponto mais baixo da cabeça, e então vire a cabeça para a direita, para que a narina esquerda seja agora o ponto mais baixo do nariz. Incline lentamente o início do Nasalpote para o seu rosto para a água não correr.
Mantenha o cone no nariz totalmente selado na narina direita, para que não haja fuga de água. Continue a respiração bucal durante o tempo que a água vem passando. Basta esperar alguns segundos e a água deve esgotar-se pela narina esquerda. Manter a respiração lenta e suave pela boca. Depois da água começar a correr, aguarde cerca de 30 segundos para esvaziar metade de um pote de fluxo da direita para a esquerda e, em seguida, remova o Nasalpote e fique numa posição ereta.
4) Antes de alterar os lados, soprar suavemente para fora através de duas narinas à água clara e o muco do nariz.
5. Repita os passos 2 e 3 acima, mas com o cone na narina esquerda e o fluxo de água indo da esquerda para a direita. Após o Nasalpote seco, fique numa posição ereta, e sopre suavemente para fora através de ambas as narinas e, depois, prepare-se para secar o nariz.
6. Se depois de fazer os passos acima, há ainda um bloqueio de muco, todo o processo pode ser repetido várias vezes até que se limpe totalmente. Se mesmo assim as narinas ainda estiverem entupidas, é recomendado que você visite um médico para verificar se existe algum bloqueio estrutural no nariz.
SECAGEM DO NARIZ
A secagem correta do nariz é uma parte muito importante da prática. Nunca negligencie fazer esta parte corretamente. Pessoas com pressão arterial elevada devem ser cuidadosas nesta parte. Se ocorrer tonturas quando se escorre o nariz, a secagem deve apenas ser feita em pé.
1. Primeiro curve-se em frente a partir da cintura e pendure a cabeça para baixo com nariz apontando para o chão, deixando qualquer resíduo de água escorrer do nariz. Em seguida, aponte o nariz para os joelhos. Em cada posição, respirar suavemente pela boca e pelo nariz para fora cerca de 10 vezes. Algumas gotas de água podem correr para baixo.
2. Em seguida, levante-se e faça algumas respirações rápidas através do nariz. Em primeiro lugar, 10 respirações por ambas as narinas juntas, para dentro e para fora "fungue" moderadamente com um pouco de maior ênfase na expiração. Em seguida, feche a narina direita com um dedo e faça 10 respirações rápidas só através da narina esquerda. Depois 10 respirações rápidas apenas através da narina direita. Por último, faça 10 respirações novamente através de duas narinas juntas
Isto deve limpar e secar o nariz. Se sentir como se ainda existisse um pouco de água no nariz repita todo o processo de secagem novamente.
Se não se secar o nariz corretamente, isto pode manifestar os sintomas de um resfriado por várias horas, ou sai água suja nas passagens dos seios ou pode resultar em infecção nas trompas de Eustáquio.
Às vezes, algumas dificuldades ocorrem até mesmo para pessoas experientes no método. A água passa para baixo da garganta,isto pode ser causado por:
- O ângulo da cabeça e / ou Nasalpote é incorreta,
- Respirar pelo nariz, enquanto a água está fluindo,
- Uma narina bloqueada provocando um "efeito de represamento
Ardor no nariz pode ser devido a:
- Demasiado pouco sal e / ou a água muito quente,
- Novidade da prática que vai passar depois de várias tentativas,
- Poluentes na água ou contaminantes entraram no Nasalpote.
Se a água não fluir livremente:
- O fim do bico pode ser bloqueado contra o interior do nariz,
- Relaxar o nariz, não tensionar,
- Pode ser um bloqueio temporário de muco que será limpo depois de várias tentativas,
- A água pode ser muito fria, que provoca o fechamento do nariz
- Se tratar-se de um bloqueio permanente, consultar um médico.
Sangramentos de nariz podem acontecer inicialmente para as pessoas com pressão arterial elevada, ou aqueles com fossas nasais extremamente sensíveis sujeitas a irritações. Nesse caso deve-se desistir da prática e buscar orientação antes de continuar.
Para limpeza nasal geral, uma ou duas vezes ao dia é geralmente suficiente.
Jala Neti (Nasalpote) é melhor praticada na primeira parte da manhã ou a noite para limpar e preparar o corpo e a mente para uma respiração de um dia de atividades.
No entanto, se você vive ou trabalha em um ambiente poluído ou poeirento onde as narinas têm um aumento da carga de filtragem, uma segunda vez é muito recomendada. Jala Neti (Nasalpote) deve ser sempre feito antes e não depois das refeições. Pode ser feito até num máximo de 4 vezes ao dia para terapêutica. Mais que 4 aplicações diárias, apenas mediante aconselhamento qualificado.
Seguem-se os melhores horários para prática
- ao acordar antes do café,
- meados da manhã antes do almoço,
- a noite antes do jantar,
- pouco antes de dormir.
No caso de um resfriado, 3-4 vezes ao dia irá surtir um grande efeito deixando o nariz bem seco e, esta frequência não induzirá ao sangramento do nariz.
LIMITAÇÕES
Aqueles que sofrem de sangramento crônico no nariz devem procurar orientação qualificada. O uso de Jala Neti (Nasalpote) não é contra-indicado para nenhum tipo de doenças ou afecções, mas pessoas com pressão arterial elevada e, que sofrem com enxaquecas devem procurar auxílio qualificado.
Crianças entre 2 e 7 anos de idade geralmente necessitam de assistência.
Nada diferente de água salgada quente deve ser usado.
SAIS RECOMENDADOS PARA USO EM JALA NETI (Nasalpote)
Por vezes surgem dúvidas de que tipo de sal é ideal para o uso em Jala Neti(Nasalpote) .
Sal puro é o ideal e, deverá ser utilizado. Abaixo estão alguns dos diferentes tipos de sal disponíveis no mercado hoje e sua adequação para uso em Jala Neti (Nasalpote).
Sal de cozinha ou Sal grosso: O sal de cozinha ou sal comum é formado principalmente por cloreto de sódio e era, até pouco tempo atrás, um importante conservante alimentar ...Isto é, nada que não seja sal marinho puro é ideal, mas é bom verificar o pacote. Este pode variar na grossura. O bom é que ele dissolva rapidamente em água. Se não for possível obtê-lo bem fino, tente moê-lo bem. Este sal puro quando muito fino deve ser conservado hermeticamente para evitar que se aglomere. Encontrado em supermercados e em alguns laboratórios ou farmácias.
Sal de mesa: Este é apenas o sal grosso para cozinhar finamente triturado com um agente anti-aglomerante para ele não empedrar. Quem precisa de alumínio, silicone ou iodo no seu nariz? Pode ser utilizado para Jala Neti (Nasalpote) sem qualquer dano, mas tente evitá-lo, se possível.
Sal vegetal: Esta é uma mistura composta de sais, ervas e especiarias, e fará o seu nariz ter sensações olfativas. Não é bom para todos!
Sal-gema: Denomina-se sal-gema ao cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magnésio, que ocorre em jazidas na superfície. Dependendo da origem, o grânulo tem outros sais minerais nele e, portanto, não são recomendados para Jala Neti (Nasalpote). Os cristais de sal são geralmente muito grandes, bons para cozinhar, mas não para o seu nariz.
Sal macrobiótico: Muitas vezes de cor acinzentada. Normalmente, é conseguido a partir de sal marinho do Japão e, portanto, mais caro do que o sal do local. Pode ser utilizado para Jala Neti (Nasalpote) sem nenhum dano.
OUTRAS FORMAS DE JALA NETI
JALA NETI FASE 2 (BREVE DESCRIÇÃO APENAS)
A segunda fase de Jala Neti é chamada de Vyutkrama Kapalbhati. É uma prática mais avançada e poderosa, portanto deve-se primeiro praticar a versão mais simples ou Fase 1. Esta etapa de Jala Neti deverá ser supervisionada por um professor nas suas primeiras tentativas.
Enquanto a água está sendo executada através de uma narina para a outra, é inalada suavemente para trás e cuspida para fora da boca. Embora não seja perigosa, não se deve engolir qualquer água quando inaladas para trás.
Ao fazer Vyutkrama Kapalbhati, em primeiro lugar um pote de água é usado de acordo com a Fase 1 e, em seguida, um segundo pote é feito nesta forma mais avançada. Neste caso, não é necessário secar completamente o nariz entre as fases 1 e 2. Cuidados extras devem ser tomados para secar o nariz apropriadamente após a Fase 2 devido a maior passagem de água pelas fossas nasais e, portanto as inundações podem provocar irritação por algum tempo se não completamente secas. Vyutkrama Kapalbhati é mais eficiente para limpar a parte posterior das passagens dos seios onde a Fase 1 não consegue chegar e é ainda muito eficaz para a prevenção e cura do gotejamento pós nasal, sinusite, ronco, constipação crônica, desequilíbrios da tiróide, problemas de garganta e tosses.
ETAPA 3 (BREVE DESCRIÇÃO APENAS)
A terceira fase ou método é um pouco mais difícil e mais avançado.
Esta é chamada de Sheetkrama Kapalbhati. Aqui, a água quente salgada é tomada através da boca e aspirada pelo nariz para fora. Isto é bastante complicado nas primeiras vezes e pode ser um pouco desconfortável no início. Os benefícios são semelhantes e ainda mais fortes do que as outras formas de Jala Neti. É feito após um pote das Fases 1 e 2.
Novamente cuidados devem ser tomados para secar as passagens nasais corretamente e, novamente, esta fase de Jala Neti deve ser supervisionada por um professor nas primeiras tentativas.
DUGDHA NETI - NETI COM LEITE
É o uso do leite num pote Neti pré-aquecido à temperatura corporal. É adequado para aqueles que sofrem de sangramento crônico no nariz ou aqueles que inicialmente encontram intensa irritação na utilização de água salgada. Neti com leite pode ser feito nos casos em que anemófilos químicos (fungos desencadeadores de alergias respiratórias, provenientes de metalúrgicas, fábricas de cimento e indústrias de produtos químicos), ou partículas que irritam as fossas nasais, por exemplo, depois de lixar gesso ou fibra de vidro. Dugdha Neti é melhor feito após um pote normal de água salgada quente das Fases 1 e 2. O leite não precisa de fluxo através de um lado para o outro do nariz usando metade de um pote de água como nos métodos anteriores.
É só preencher em curso a narina e então o pote é retirado. Depois de preencher cada narina é suficiente. Jala Neti com Leite não deve ser feito sem aconselhamento qualificado para o seu problema específico e, mesmo assim, não deve ser feito excessivamente.
SUTRA NETI - LIMPEZA NASAL USANDO UM CABO
Este é um método muito eficaz para manter as fossas nasais abertas à sua plena capacidade. Sutra Neti é realizado pela passagem de um cordão feito de fios de algodão ou um cateter de borracha direcionado para o nariz através de uma narina e depois via boca. O cordão é suavemente puxado e enrroscado como um parafuso por algum tempo, retirado e então enfiado através das narinas e para fora da boca de novo. Com a prática, o cabo pode ser passado de uma narina para outra. Sutra Neti pode ser de grande benefício, e é altamente recomendado, para aqueles que podem não ter tido no Jala Neti um a solução adequada e que na maior parte das vezes uma narina é mais bloqueada do que a outra. Eles podem ter algum tipo de obstrução carnuda como uma cartilagem obstruindo as fossas nasais. Sutra Neti é uma alternativa viável para eliminar esses bloqueios.
Em primeiro lugar devemos tentar um sucesso com as 3 formas de Jala Neti utilizando água e se isto falhar para limpar bloqueios, um bom exame médico deve ser feito no nariz, e as causas estruturais do bloqueio apuradas.
Sutra Neti deve ser aprendido sob a orientação de um professor experiente.
SWAMOOTRA NETI
Utilizando a própria urina. A idéia de verter urina através de seu nariz seria para quase todas as pessoas, um conceito muito estranho! Aqui não iremos lidar com o assunto detalhadamente, até porque este é um ramo da ciência da Ioga, sobre a qual há textos mais completos. O princípio do Swamootra Neti é o mesmo que o da homeopatia, onde "a ingestão de certos produtos tem funções de cura".
A formação diária de subprodutos do metabolismo corporal, tais como a urina, tem na sua composição minúsculos montantes de substâncias que indicam a condição do corpo, isto é, a saúde interna. O cheiro e o sabor de urina, quando utilizado em Swamootra Neti, são um método de bio-feedback onde o cérebro, é estimulado para gradualmente reprogramar o metabolismo do corpo para uma melhor função com menor toxicidade de resíduos. Isto tem um efeito muito potente de cura de muitas doenças.
Quando da aprendizagem do Swamootra Neti, existem algumas orientações dietéticas que devem ser seguidas. Para superar qualquer aversão à urina, esta é abrandada para ter-se uma aceitação melhor na prática, começando com soluções fracas e, eventualmente, avançando para uma força de urina plena.
Problemas Comuns
Nervosismo
99% das pessoas ficam um pouco nervosas em sua primeira tentativa, mas isso passará com a repetição diária da técnica.
Bloqueios
Se a água não flui para fora da narina oposta (depois de cerca de 10 segundos), provavelmente, há uma obstrução nasal, observe o seguinte então:
Verifique se o fim da ponta do cone do pote não está sendo empurrado contra o interior do nariz, assim haverá o bloqueio da água que sai do pote. Alinhe o bico numa reta em consonância com a passagem da narina, e não empurre-o em demasia. Verifique se o pote está bastante inclinado para a água fluir em direção ao nariz.
Verifique se você não está "fungando" a água para trás da garganta.
Verifique se a água não está vazando para fora da narina.
Verifique se a água não está demasiado fria.
Situação # 1
Para algumas pessoas, a água não é igual em ambos os fluxos. Este não é um problema, desde que haja um pouco de água que possa sair. A maioria das pessoas tem desequilíbrios e pequenas passagens nasais e pode demorar meses para os dois lados fluirem de forma igual. Em qualquer caso, nunca se deve fazer uma quantidade de água desigual em apenas uma direção. Faça um meio Nasalpote da direita para esquerda e, em seguida, metade de um Nasalpote da esquerda para a direita. Repetindo essa seqüência é melhor do que fazer um Nasalpote todo da direita para esquerda e, em seguida, ter uma pausa para reabastecer, e então mudar o lado para fazer um Nasalpote todo da esquerda para a direita.
Situação # 2
Para aqueles com um bloqueio completo onde a água não quer sair das narinas em ambos os sentidos - não se preocupem. Não é porque elas não têm uma conexão ou a água está subindo para seu cérebro! A maior parte das vezes é apenas muco espesso que leva tempo para a água quente salgada dissolver. Este é frequentemente o caso de um resfriado. Não deixe que uma situação como essa desencoraje você a parar o processo de tentar limpar o tal bloqueio, porque os benefícios de preservar as passagens limpas em tais circunstâncias valem muito a pena. O melhor truque é este: após a mistura do Nasalpote , coloque a ponta do cone em um lado do nariz, respire através da boca, incline a cabeça, e espere. Espere, espere. Após cerca de 20 segundos, remova o Nasalpote , endireite a cabeça e na frente da pia, sopre suavemente para fora em ambas as narinas água e muco. Varie os lados com o Nasalpote , agora você vai inseri-lo para preencher o nariz com água do outro lado e espere 20 segundos.
Retire o Nasalpote e sopre para fora através das duas narinas. Repita novamente no primeiro lado e, em seguida, repita de novo do outro lado. Mantenha a mudança e enchimento dos lados com água e sopre para fora até chegar ao primeiro lado algumas poucas gotas que vem passando. Quando isto acontece, fique desse lado até esgotar-se a metade de um Nasalpote (tem que ter paciência), deixando a água dissolver o bloqueio e gradualmente, aumentar o fluxo. Em seguida, faça metade de um Nasalpote , para o outro lado. Depois de tudo isto, é uma boa idéia fazer outra metade de um Nasalpote de cada lado para realmente ter certeza que você limpou o bloqueio e a água está fluindo.
Situação # 3
Se, depois de algumas tentativas da situação # 2, tal como acima referido, ainda a água não fluir através das narinas, pode haver um bloqueio nasal nesse dia causado por um problema tal como inflamação ou inchaço. Faça o processo novamente algum tempo depois. Entretanto, podemos assistir o fluxo de ar das narinas de tempos em tempos observando se uma ou as duas estão limpas. Pode - se concluir então que o bloqueio não é permanente. Entretanto, se nesse intervalo de tempo o seu fluxo aéreo nasal não mudou e, se depois da sua próxima tentativa de Nasalpote ainda não está obtendo sucesso no fluxo de água, você deve ter um bloqueio estrutural (obstrução de ossos ou cartilagens). É aconselhável ver um otorrinolaringologista (especialista de ouvido, nariz e garganta) para um exame e investigação da causa da obstrução.
Sangramentos Nasais
É sempre aconselhável informar-se antes da pratica de Nasalpote se existe um histórico de sangramento do nariz. Muitas vezes as pessoas com problemas crônicos nos seios nasais e, que foram submetidas ao uso de medicações com cortisona durante anos, podem ter esse problema.
Aqueles que trabalham em ambientes quimicamente poluídos podem também ter esse sintoma, como pessoas com stress, preocupadas e com pressão arterial elevada. Nestes casos, proceda como é habitual, mas tendo cuidado extra para não soprar o nariz muito forte quando da mudança dos lados, ou quando da secagem do nariz.
Aconselhamentos:
Utilize sempre a mais pura água e o mais puro sal.
Nunca use água muito quente e, nem muito salgada.
Nunca sopre o nariz muito forte quando da mudança dos lados ou na secagem.
Não pendurar a cabeça para baixo por muito tempo quando for secar o nariz.
No caso de um sangramento do nariz durante ou após a prática de Nasalpote , faça em dias alternados ou pare de fazer se o sangramento não parar.
Jala Neti com leite é um bom tratamento para sangramento crônico do nariz, mas procure um aconselhamento de uma pessoa qualificada antes de fazê-lo.
Água indo ao fundo da garganta
Isto é bastante comum nas primeiras tentativas. A idéia de Nasalpote na fase 1, é não enviar água para as costas das passagens nasais. Mas na fase 2, a técnica é realmente aspirar à água para a parte de trás da garganta, isto é, inalar premeditadamente e cuspir para fora da boca na exalação. Em ambos os casos, não há nenhum dano ou perigo se isso acontecer acidentalmente. É só uma questão de cuspir a água para fora.
Se isso ocorrer não intencionalmente, pode ser causado por:
Pressa, devido ao nervosismo.
Ângulo incorreto da cabeça e/ou Nasalpote.
Respiração nasal, enquanto a água está fluindo através das narinas.
Falar ao mesmo tempo em que a água flui através das narinas.
Deglutir, enquanto a água está fluindo através das narinas.
Fungar para trás, em vez de soprar para fora quando da mudança dos lados.
Um pesado muco bloqueando a saída lateral e provocando um "represamento em cima" efeito que estabelece o fluxo da narina. A água sobe e volta para a garganta em vez de fluir.
Para evitar qualquer das causas acima, vá devagar, ajudando com as mãos para obter a posição correta da cabeça antes que a água comece a fluir para fora do Nasalpote. Lembre-se de abrir a boca para obter uma boa respiração relaxada da mesma, antes de virar o Nasalpote para a água começar a sair.
Água Correndo para o Rosto
Isto é causado por uma pressa ou por potes mal concebidos. Ir lentamente, passo a passo, para encontrar o ângulo certo do Nasalpote e da cabeça.
Cefaléias
Se isto ocorrer durante o fluxo de água, não se preocupe é mais freqüentemente causado por tensão ou medo. Ela vai desaparecer com pratica.
Ouvidos "pipocam"
Pode acontecer que os ouvidos "pipoquem" quando se pratica o Nasalpote . Algumas pessoas se assustam e, se preocupam que possa ser algo sério. Pode acontecer que quando a água está fluindo a pressão das trompas de Eustáquio é liberada, ou pode acontecer quando se sopra o nariz para fora na secagem. Não há nada para se preocupar.
Pressão se acumula no seios nasais e ouvidos
Isso normalmente ocorre durante as primeiras tentativas para as pessoas com muito bloqueio nos seios nasais ou nas passagens do ouvido. Deve-se apenas suportar até que a água quente dissolva e remova o excesso de muco. O maior alívio vem no fim. Um ou dois volumes de Nasalpote geralmente limpam os bloqueios completamente. Nasalpote estimula os seios nasais e uma invulgar sensação pode ser experimentada nesta área. Isto não é nada para se preocupar e vai passar.
Ardência no nariz
Água muito fresca, pouco sal na mistura ou a mistura não é bem agitada e os primeiros segundos de água que saem, são de fato, sem sal. Use a medida correta em um Nasalpote cheio.
Sempre sinta o gosto e cuspa antes de usar e agite bem antes de irrigar.
Água muito quente ou água muito salgada. Sempre sinta o gosto primeiro e cuspa para verificar a temperatura. Provar e cuspir antes de praticar Nasalpote.
Poluentes na água. Água da cidade, canos d'água enferrujados, caixa d'água com odores e gostos diferentes. Embora seja recomendando limpar o nariz com a água doce, não deveria ser necessário ter que ferver ou purificar o filtro da água cada vez que praticar Nasalpote, mas se você suspeitar que o abastecimento de água da sua cidade é poluído utilize água engarrafada ou filtrada.
Contaminação do pote, guarde sempre o seu Nasalpote de cabeça para baixo para evitar a poeira, insetos, etc., que possam ficar dentro. Caso contrário, lave antes de usar. Nunca use produtos tóxicos ou solventes aromáticos para limpar ou reparar o Nasalpote.
Efeitos mentais incomuns / Efeitos Psíquicos
Os efeitos colaterais de Jala Neti - Nasalpote sobre a glândula pineal e pituitária são ainda muito sutis. No entanto, é perceptível para a maioria das pessoas. Certas pessoas podem experimentar algumas sensações que parecem raras nessa área do cérebro nas primeiras vezes que elas fazem Jala Neti - Nasalpote . Elas descrevem essas sensações como sendo algum tipo de dor de cabeça, pressão, toque na cabeça, som de zumbido, luz na cabeça, tontura, batimento pulsante, visão interior, aparição, vozes chamando, temporário descolamento do corpo. Nenhuma destas experiências são perigosas ou graves a ponto de exigir cessação de Nasalpote. A maioria das sensações sutis são relacionadas com o Ajna Chakra e passarão em um curto tempo com o envolvimento das pessoas nos trabalhos mais ásperos da vida. Para explorar ainda mais o efeito estimulatório do Ajna Chakra, as melhores atividades para fazer frente após o Nasalpote são algumas práticas de Yoga como a asana, pranayama e meditação. É isto que os mestres vão dizer: a verdadeira finalidade das técnicas de limpeza é propiciar ao praticante a purificação dos sentidos e da mente para que este tenha a experiência mais profunda de meditação.
CONCLUSÃO
Como pode ser visto a partir de todas as informações e detalhes anteriores sobre Nasalpote, esta técnica é especialmente relevante para estes tempos que vivemos. Nosso mundo moderno misturado e "anormal", com toda a sua poluição do ar, da água e dos alimentos, a poluição do corpo, stress, desânimo, pobreza, sofrimento, conflitos políticos, etc., muito poderia ajudar a divulgação de uma tal técnica. Jala Neti-Nasalpote trabalha na normalização dos indivíduos para que estes possam tornar-se mais inteligentes e mais sensíveis às soluções sociais e aos problemas do mundo.
Fácil, Natural, agradável, barato, eficaz e sem drogas
Jala Neti é muito simples. Um pouco de água, um pouco de sal e um Nasalpote é tudo o que se necessita. Três minutos é todo o tempo que demora e, os efeitos duram horas. Algumas pessoas descreveram-no como o melhor método de limpeza nasal disponível! Os efeitos se acumulam de uma forma positiva, ao contrário dos maus hábitos. É natural, sem drogas e age de uma forma que livra o corpo de toxinas, começando com o cérebro. Ele só tem bons efeitos colaterais e é algo que, uma vez iniciado, torna-se em uma longa relação de vida com você mesmo.
Melhor Consciência Corporal
Através de todas as práticas de Yoga, especialmente yogasanas, pranayamas e técnicas tais como a limpeza nasal Jala Neti - Nasalpote, o praticante tem maiores ganhos de auto-consciência. Esta auto-consciência leva a um melhor conhecimento de suas próprias funções do corpo. Assim como os antigos iogues descobriram estas inteligentes formas de auto-cura, as pessoas modernas também podem aprender através de suas próprias experimentações. A partir de um maior auto-conhecimento vem uma maior auto-responsabilidade, o que habilita as pessoas a cuidarem de sua própria saúde. Você se tornará o seu próprio médico, não apenas para a cura, mas também na prevenção da doença. Qualquer pessoa que tenha praticado Jala Neti - Nasalpote por um tempo pode atestar a redução de idas ao médico e a dependência de drogas farmacêuticas. Com Nasalpote você economiza dinheiro e pode até ajudar a diminuir a lei nacional de saúde!
Investigação Médico Científica
Tal como a Yoga e os seus métodos se tornam mais amplamente conhecidos e aceitos, as comunidades científica e médica podem ainda investigar as reivindicações e as práticas desta grande e antiga ciência. Jala Neti - Nasalpote é um excelente tema. A inter-relação entre práticas físicas e Jala Neti - Nasalpote , como a psicologia da mente humana, poderia ser melhor entendida através da adequada investigação clínica.
Saúde Pública
Ao longo dos anos muitos dos praticantes tem afirmado - "Eu não compreendo porque mais pessoas não conhecem Jala Neti "e" Por que os médicos não ensinam Jala Neti aos seus pacientes? "e" Como é que Jala Neti não é ensinado nas escolas de Medicina? "Concordamos exatamente! Possivelmente no futuro, Jala Neti poderá tornar-se parte do currículo de escolas médicas e de enfermagem, centros comunitários de saúde e profissionais de medicinas alternativas onde, em apenas alguns minutos, as pessoas com alguma necessidade de tal ajuda poderiam aprender a prática. Hospitais seriam um local ideal para educar as pessoas sobre Jala Neti, técnicas de limpeza corporal e manutenção da saúde. A Enfermagem poderia facilmente administrar e/ou ensinar Jala Neti aos pacientes, contribuindo assim para diminuir a possibilidade de infecções cruzadas.
No local de trabalho
Nas fábricas e oficinas, em locais com pó ou fora do trabalho, onde os trabalhadores continuamente respiram dentro de um ambiente repleto de substâncias tóxicas aerotransportadas, Jala Neti-Nasalpote poderia facilmente ser feito no banheiro antes de almoçar, ou na mudança de turnos. Para os trabalhadores em escritórios, com ar reciclado e o ambiente cheio de germes e fumo de outras pessoas, Jala Neti-Nasalpote poderia reduzir a incidência de dores de cabeça e aborrecimentos causados por infecções cruzadas. Funcionários seriam mais positivos e necessitariam de menos dias de trabalho por doença.
Ao redor da casa
Jardinagem, limpeza, varreção. Quantas atividades simples e cotidianas ao redor da casa criam poeira que o nariz tem de filtrar? Com poucos minutos Nasalpote elimina todas as sujidades e, então você pode continuar o dia com um nariz limpo e claro, um bom sentido do olfato, e uma clara cabeça
Reforço Educacional
Da escola primária para a escola secundária e à universidade, Nasalpote tem o potencial para aumentar a capacidade de aprendizagem aguçando os sentidos, contribuindo para a crescente concentração e alívio do cansaço mental. Nasalpote também contribui para aumento criatividade.
O início precoce de saúde respiratória
Nasalpote pode ser feito até por crianças de 2 anos, (com ajuda é claro). Quanto mais cedo a criança aprender e apreciar o saudável sentimento da respiração nasal, menor tendência para a respiração bucal irá desenvolver mais tarde na vida e, maior proteção terá de doenças respiratórias como a asma. Para as crianças que já estão mostrando sinais de boca aberta e respiração ofegante ou reações a determinados alimentos ou alérgenos aerotransportados, Nasalpote pode ajudar a fortalecer o corpo fazendo "crescer neles" a própria resistência contra tais hábitos e doenças.
Cuidados com Stress e Relaxamento
Hoje muitas pessoas estão sofrendo de doenças provenientes de uma vasta gama de problemas na vida quotidiana. Sejam eles ambientais, inter-pessoais, psíquicos ou intelectuais. O estresse leva a sua portagem sobre o sistema imunitário, cardiovascular, nervoso e muitas outras áreas da nossa saúde. É agora reconhecido que Jala Neti - Nasalpote (juntamente com muitos outros métodos de Yoga) é muito benéfico para o mental e emocional. Relaxamento é um dos principais princípios da Yoga e meditação. Um corpo ou mente tensa é uma coisa inútil.
Primeira Ajuda na gestão do stress
Aumento da Consciência Espiritual. Para aqueles que já estão interessados em meditação pessoal e crescimento espiritual, Jala Neti - Nasalpote deve tornar-se uma parte do seu próprio despertar interior. Para aquelas pessoas que querem contribuir para elevar a consciência da humanidade e, aqueles que querem ajudar a "salvar o planeta", Jala Neti - Nasalpote é um complemento natural para o seu trabalho e para todos os tipos de atividades no seio da sociedade. Ajudar o planeta é realmente uma causa nobre, mas em primeiro lugar nós devemos cuidar do nosso ambiente interno, fazer da limpeza interior uma ferramenta útil e clara.
Saiba um pouco mais sobre as palavras: YOGA / IOGA / YÔGA
YOGA – Esse é o mais usado por nós do site, ele admite a pronuncia tanto aberta quanto fechada, pode ser o yoga ou a yoga!
IOGA – Essa é a palavra que encontramos no dicionário Aurélio e em muitos outros dicionários brasileiros. Digamos que é a forma correta de se falar em português a palavra; ela é, no português, uma palavra feminina e pede o artigo (a).
YÔGA – Essa, assim como as outras duas, é utilizada por muitas pessoas. É uma palavra masculina (no sânscrito) e pede o artigo (o).