EFEITO NASALPOTE

Nasalpote limpa os cílios, pequenos fios, dentro do nariz que são cobertos por um líquido pegajoso, o muco. As partículas de poeira e microrganismos do ar grudam nesse muco e com o movimento dos cílios são varridos para fora do corpo ou para a garganta, e se forem engolidos serão digeridos pelas enzimas produzidas ao longo do tubo digestivo.


                                                          Cílios – Epitélio Nasal 

Nasalpote ajuda a limpar esses pequenos cílios para que eles possam trabalhar eficazmente novamente - e com uma lei da física chamada Princípio de Bernoulli - cria o melhor, o mais seguro e o mais completo sistema possível de lavagem nasal diária.

Alguma vez você já reparou como um rio que se desloca rapidamente fica mais lento quando encontra córregos em seu fluxo?

Trata-se da ação do princípio de Bernoulli (Daniel Bernoulli - Groningen, 8 de fevereiro de 1700 — Basiléia - Holanda, 17 de março de 1782). Bernoulli notou como um fluido flui mais rapidamente através de áreas estreitas, a pressão dentro do fluido realmente diminui. Quanto mais rápido o fluxo, menor será a pressão que está dentro desse fluxo.

Em outras palavras, áreas desse fluido serão atraídas para áreas de baixa pressão. É por isso que vemos pequenos riachos sendo puxados e movendo-se rapidamente para o fluxo de grandes rios.

Da mesma forma, por analogia, quando a solução salina é impulsionada pelo Nasalpote, esta percorre as partes estreitas do nariz criando um fluxo de baixa pressão que atrai o conteúdo da cavidade sinusal, como um rio que se desloca rapidamente drenando uma pequena lagoa.

A melhor parte do Nasalpote é que você controla a velocidade do fluxo. Com isso poderá controlar-se também a pressão diferencial. Quando os seios da face e orelhas estão inflamadas, você pode inclinar suavemente o pote de modo a não irritar os tecidos e as mucosas nasais. Outras vezes, você pode criar rapidamente um fluxo de solução salina, inclinando mais o pote, o que torna mais agressivo a retirada ou drenagem do muco dos seios nasais, mantendo as passagens e mucosas abertas com menos probabilidades de ficarem infectadas.

Você tem o controle!!!

Para que o Princípio de Bernoulli possa trabalhar na limpeza de seu nariz e dos seios da face, é necessário direcionar o fluxo da solução para baixo em toda a base da cavidade nasal para que a solução possa fluir passando pelas aberturas dos seios nasais, criando a pressão diferencial que drena o muco e o conteúdo dos mesmos. Se você direcionar a sua solução para cima, ao invés de voltar, a solução poderá atingir diretamente os seios nasais e as orelhas. Isto é como desviar o rio diretamente na saída da lagoa, uma situação que não só bloqueia o fluxo para fora, mas também pode causar desconforto transitório como pressão forçada em pequenos espaços. É exatamente por isso que projetamos o Nasalpote para incentivar o fluxo no sentido mais eficaz.

Nós não esperamos que todas as pessoas conheçam o princípio de Bernoulli, mas queremos que se beneficiem da ciência que está por trás do design exclusivo de Nasalpote.

Então leia as instruções, pratique sua técnica, respire fundo e aprecie a sensação de uma nariz limpa, aberta e desentupida.