Que tipo de sal posso utilizar para lavagem nasal?
Sal de cozinha (NaCl) sem iodo pode ser usado. É o mais barato e eficaz. Sais especiais caros ou salmouras não são necessários para uma eficaz lavagem nasal. Sal Iodado também é adequado. Vários estudos na Universidade de Hannover - Alemanha demonstraram que uma lavagem nasal salina diária produz melhoria na saúde sobre o sistema respiratório, sal normal doméstico iodado foi utilizado. Algumas pessoas com mucosas nasais sensíveis podem encontrar numa lavagem com solução salina não-iodada uma sensação mais agradável.
Alguns sais possuem pequenas quantidades de anti-aglomerantes que impedem o empedramento através de umidade quando armazenados. Estes anti-aglomerantes são considerados como inofensivos nas quantidades utilizadas. Nós consumimos todos os dias na nossa alimentação. Com um pacote com 500 gramas de sal de mesa é possível lavar o nariz mais de 120 vezes.
Sal de mesa sem anti-aglomerantes (isto é, sal natural) também é vendido em lojas alimentares a um preço ligeiramente superior. É também muito adequado para lavagem nasal.
Sal puro farmacológico na qualidade dos produtos médicos (NaCl) é obtido em uma farmácia, no entanto a um preço consideravelmente mais elevado.
Sal do mar também pode ser utilizado para lavagem nasal, desde que não desencadeie eventuais reações alérgicas e, portanto, levar a um nariz congestionado.
Um maior volume é normalmente necessário, mas você pode tentar medir 4 (quatro) gramas de sal marinho para uma lavagem.
Uma mistura de sal e bicarbonato de sódio na proporção correta numa solução isotônica ou ligeiramente hipertônica também é muito adequado para lavagem nasal. Uma maior concentração de sal tem um efeito mais forte, descongestionante e liquefaz o muco muito mais. Entretanto, usando também uma elevada concentração somente de sal (> 2%) pode causar ardor na sua mucosa nasal, já que o equilíbrio fisiológico salino em nosso corpo é de 0,9%.
Como posso fazer a minha própria solução isotônica salina tamponada com bicarbonato de sódio?
Soluções tampão ou tamponadas: são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.
As soluções tampão são geralmente formadas por um ácido fraco e um sal desse ácido, ou, então, por uma base fraca e um sal dessa base. As soluções tampão são usadas sempre que se necessita de um meio com pH aproximadamente constante. Elas são preparadas dissolvendo-se os solutos em água.
Uma mistura de sal, que é também muito adequada para lavagem nasal consiste de dois tipos de sal: sal comum (cloreto de sódio, NaCl) e bicarbonato de sódio ou (hidrogeno carbonato de sódio, NaHCO3). O Bicarbonato de sódio na lavagem forma uma solução tampão, ou seja, ele mantém o valor do pH (grau de acidez) alcalino e constante ao desejado, ou seja de aproximadamente 8. No sangue humano, o hidrogeno carbonato de sódio mostra a segunda maior concentração de sal depois da do cloreto de sódio.
Guia das Soluções
SOLUÇÕES ISOTÔNICAS:
São mais adequadas para a lavagem nasal diária. Efeitos secundários graves não são conhecidos. Uma concentração isotônica de sal inferior a (0,9%) ou apenas água sem sal, normalmente é inadequada e não é recomendada. O uso incorreto de soluções na lavagem nasal pode danificar as membranas e as mucosas nasais.
SOLUÇÃO ISOTÔNICA NÃO TAMPONADA
9 gramas de sal comum (NaCl) para 1 litro de água.
SOLUÇÃO ISOTÔNICA TAMPONADA
7,5 gramas de sal comum (NaCl) + 3 gramas de bicarbonato de sódio (NaHCO3) em 1 litro de água.
é frequentemente usada por ser particularmente agradável para lavagem nasal.
SOLUÇÕES HIPERTÔNICAS:
São mais adequadas para o tratamento de inflamações dos seios paranasais (sinusite), bem como a limpeza da mucosa nasal muito congestionada, ou seja, a depuração do muco ciliar, que é o sistema de transporte do muco.