PERGUNTAS FREQUENTES


1) Quais são os benefícios da lavagem nasal diária?
Fazer uma lavagem nasal diária com Nasalpote utilizando uma solução salina hipertônica, por exemplo , limpa e impede o crescimento bacteriano ou viral nos seios nasais.

2) Quem pode se beneficiar de lavagem nasal?
A lavagem nasal pode beneficiar quem tem qualquer tipo de problema nasal. Por exemplo, pessoas com alergias, congestão nasal, uma infecção sinusal, gotejamento pós-nasal, dor de garganta, asma ou descarga nasal. Aqueles expostos a substâncias irritantes, tais como as pessoas que vivem em cidades poluídas, bombeiros, guardas florestais, carpinteiros, fumantes se beneficiariam com higiene nasal. Pessoas com mais de 40 anos desenvolvem secreções espessas e a lavagem nasal pode limpar estas secreções. Qualquer pessoa que pretenda utilizar menos medicamentos para alergias, asma ou infecções recorrentes dos seios nasais podem beneficiar-se da lavagem nasal. Cantores relatam como a lavagem nasal melhora a sua qualidade de voz.

3) Como Nasalpote difere de seus concorrentes?
Nasalpote é um pote único. É capaz de oferecer uma lavagem ideal. Nasalpote permite que o usuário controle por completo a pressão e o fluxo da água que resulta do efeito Nasalpote.

Nasalpote é feito de plástico resistente, dá mais força do que outros potes Neti com uma coluna de água maior. Isso garante uma melhor limpeza de seus seios nasais.
Inquebrável, translúcido e leve.
Design único, confortável tornando-o fácil de segurar e usar.
Para uso em todos os níveis de ioga. O companheiro perfeito para iogues. É de fácil utilização, simples e conveniente para viajar e ajustável para as necessidades individuais. A solução salina é simples, não tem aditivos e é segura para todas as idades.

Dimensões
16,5 centímetros de comprimento x 7,5 centímetros de largura x 9,5 centímetros de altura)
Peso: 30 gramas -Tamanho do furo superior: 3,2cm – Tamanho do furo do cone: 5mm
Volume: 350ml

4) Quais são os ingredientes ativos usados com Nasalpote?
Cloreto de sódio (sal de cozinha) isento de iodo e (ou) bicarbonato de sódio (todos naturais)

5) Como é que estes ingredientes funcionam?
A concentração de sal funciona por osmose encolhendo as membranas inchadas, eliminando secreções grossas e pegajosas. O fluxo de água salgada realmente retira o conteúdo dos seios da face para fora do corpo. O bicarbonato de sódio age como solução-tampão, portanto, tornando mais fácil tolerar acalmando as membranas irritadas.

6) Qual é a diferença entre a solução hipertônica e isotônica?
Solução isotônica significa que a solução tem a mesma concentração de sal como a do seu corpo em um estado de equilíbrio fisiológico, ou seja: 0,9% de sal. Solução hipertônica é acima da que se tem no nosso corpo. Um exemplo de solução hipertônica é a água do mar.

7) Quais são os benefícios da solução hipertônica nas lavagens nasais?
Estudos científicos apóiam e confirmam que a solução hipertônica tem os seguintes efeitos:
  • Elimina as secreções espessas mais efetivamente;
  • Melhora a filtragem dos mecanismos do nariz até 17%;
  • Elimina 80% das bactérias, vírus, poeira e pólen que causam alergias;
  • Reduz o inchaço das membranas;
  • Seu uso regular reduz a necessidade de anti-histamínicos e antibióticos;
  • É semelhante à da água do mar e é segura;
  • Pode melhorar o sentido do olfato e o mau hálito;
  • Cria um ambiente adverso impedindo que organismos virais e bacterianos possam vir a florescer.

08) E se a solução causar ardência nas narinas?
A concentração de sal deve variar dependendo do seu nível de conforto, de experiências e de tolerância. Se arder e a sensação é desconfortável, diluir a concentração de sal na solução e, em seguida, avançar com uma concentração tolerada para obter melhores resultados.
Vários estudos científicos têm demonstrado que a solução hipertônica salina tamponada com água morna é a mais eficaz. Evidentemente, que mesmo com um pouco de ardência é melhor lavar do que não lavar.

9) Quanta solução deve ser utilizada para cada lavagem?
A quantidade de solução por lavagem depende do usuário, da tolerância e do nível de conforto, bem como a condição especial nasal. Um pote inteiro pode ser utilizado para uma única lavagem quando o muco está presente, é espesso e em excesso. Tipicamente, algumas lavagens através de cada narina irá manter um ambiente saudável.

10) Quais são os objetivos globais do Nasalpote?
Nosso objetivo final é o de educar o público sobre a manutenção da saúde nasal. Partilhar o fato de se ter um problema nasal nos seios da face, alergias, sinusites ou outros semelhantes. Portanto, lavar o nariz faz sentido. Nós oferecemos uma alternativa aos medicamentos e desejamos proporcionar ao público consumidor fazer uma lavagem nasal tão fácil e corriqueira como o simples ato de escovar os dentes. O nariz é o filtro do nosso corpo, que nos protege das doenças. Se o mantemos limpo, ele funcionará bem para nós.

11) Porque desenvolvemos o Nasalpote no Brasil?
Começamos a pesquisa para o perfeito sistema de lavagem nasal, mas percebemos que nenhuma das opções disponíveis anteriormente eram ideais. Nasalpote é o resultado final do feedback de pacientes e culturas do mundo inteiro.

12) Nasalpote vem se tornando um item necessário no lar?
Sim, para todas aquelas pessoas que querem reduzir o número de medicamentos que utilizam, poupar dinheiro em matéria de prescrição de medicamentos, reduzir os sintomas alérgicos, a congestão nasal nos seios da face, limpando e refrescando as membranas nasais prevenindo futuros problemas e malefícios nasais.

13) Que tipo de sal posso utilizar para lavagem nasal?
Sal comum de qualidade dos alimentos pode ser usado. Esta é a forma mais barata e eficaz. Sais especiais ou salmouras não são necessárias para uma eficaz lavagem nasal. Sal iodado também é adequado, mas o não iodado é mais agradável. Estudos de enxaguamento nasal na Alemanha demonstraram que uma lavagem nasal diária, melhora a saúde e o efeito sobre o sistema respiratório, sal iodado normal doméstico foi utilizado. Algumas pessoas com mucosas nasais sensíveis encontraram nesta lavagem uma sensação desagradável.
Alguns sais contém pequenas quantidades de anti-aglomerantes que impedem o empedramento através da umidade quando armazenado. Estes anti-aglomerantes são considerados como inofensivos nas quantidades utilizadas. Nós consumimos todos os dias na nossa alimentação. Com um pacote com 500 gramas de sal de mesa é possível lavar o nariz mais de 120 vezes.

Sal de mesa sem anti-aglomerantes (isto é, sal natural) também é vendido em lojas alimentares a um preço ligeiramente superior. É também muito adequado para lavagem nasal.

Sal pura farmacológica na qualidade dos produtos médicos (NaCl) é obtida em uma farmácia, no entanto a um preço consideravelmente mais elevado.

Sal sem anti-aglomerantes pode tornar-se úmido e empedrado. Úmido ou sal agregado não pode ser medido de forma rigorosa com a colher medida. Sal do mar também pode ser utilizado para lavagem nasal, desde que não desencadeie eventuais reações alérgicas e, portanto, levar a um nariz congestionado. A colher medida não é, porém, concebida para a medição de sal marinho. Um maior volume é normalmente necessário, mas você pode tentar medir quatro gramas de sal marinho para uma lavagem.

Uma mistura de sal e bicarbonato de sódio na proporção correta em um isotônico ou uma concentração ligeiramente hipertônica também é muito adequada para lavagem nasal. Uma maior concentração de sal tem um efeito mais forte anticongestionante, e liquefaz o muco mais eficazmente. Entretanto, usando também uma elevada concentração de sal (> 2%) podem causar ardor na sua membrana mucosa nasal. Você pode facilmente fazer uma lavagem com solução tamponada sozinho usando o Nasalpote
Recipientes plásticos com tampas aparafusadas vendidos em uma farmácia são muito adequados para guardar e levar o sal e o bicarbonato de sódio em pó para lavagem nasal.

14) Como posso fazer a minha própria solução isotônica salina tamponada com bicarbonato de sódio?
Uma mistura de sal, que é também muito adequada para lavagem nasal consiste de dois tipos de sal: sal comum (cloreto de sódio, NaCl) e bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato de sódio ou bicarbonato de sódio, NaHCO3). Bicarbonato de sódio para lavagem como solução tampão, ou seja, ele mantém o valor do pH (grau de acidez) constante no desejado, isto é alcalino, força de aprox. 8. No sangue humano, o hidrogenocarbonato de sódio mostra a segunda maior concentração depois da do cloreto de sódio.
Esta mistura de sal utilizada na razão correta é utilizada para criar uma solução isotônica (7,14 gramas de sal comum e 2,69 gramas de bicarbonato de sódio em um litro de água) é frequentemente encontrada para ser particularmente agradável para lavagem nasal.
Usar Nasalpote é muito fácil e barato. Para fazer essa mistura além do sal comum você precisa de bicarbonato de sódio, que é obtida em uma farmácia ou uma loja de alimentos.

Nasalpote é inquebrável, e sem pressão mecânica resiste ao calor de até 275 °F (135 °C). É fabricado a partir de plástico reciclável, material sintético com qualidade alimentar, e é, portanto, ecológico.

15) Posso também usar uma solução com uma lavagem mais forte (hipertônica) ou uma ligeira concentração salina (hipotônica) para lavagem nasal?
Como um acessório de tratamento de inflamações dos seios paranasais (sinusite), bem como limpeza de pólen, mofo, alergias ou poeira, pode ser vantajoso usar uma forte solução salina para lavagem, ou seja, uma solução hipertônica. O tratamento com uma solução salina hipertônica pode levar a uma redução muito maior do congestionamento da mucosa nasal e uma melhoria na liquefação do muco. Um entupimento nasal pode ocasionar o inchaço da membrana mucosa da nasofaringe, causando sensação de pressão nos tímpanos em uma ou ambas as orelhas, isto pode ser melhorado através da lavagem nasal com uma concentração salina hipertônica. A secreção nasal consideravelmente liquefeita pode então fazer com que o seu nariz a expulse por um tempo.
A lavagem com solução salina hipertônica pode ser feita em diferentes intensidades, ou seja, 1-2%. Quando se utiliza uma solução hipertônica tamponada com bicarbonato de sódio a lavagem nasal á mais agradável.

Para a lavagem diária nasal é mais adequado uma solução salina isotônica com ou sem bicarbonato de sódio como um tampão. Não existem documentados efeitos secundários graves conhecidos. Uma concentração de sal inferior isotônica a (0,9%), chamada como solução salina hipotônica, ou apenas água sem sal, normalmente arde, é inadequada e não é recomendada. O uso inadequado de soluções para lavagem nasal podem danificar a membrana e mucosa nasal

16) Quanto de sal e bicarbonato de sódio são necessários para fazer uma solução salina hipertônica tamponada?
A solução salina hipertônica tamponada com bicarbonato de sódio é mais agradável para lavagem nasal do que a não tamponada. Auxilia a função de limpeza da mucosa nasal, ou seja, a depuração do muco ciliar, que é o sistema de transporte do muco

A lavagem nasal com uma solução hipertônica tamponada leve é tão agradável como quando se utiliza uma solução salina isotônica.

Lavagens nasais com soluções hipertônicas fortes podem ser usadas especialmente na fase inicial de um tratamento ou no início de um processo de resfriado, mas podem ocorrer efeitos secundários indesejáveis, tais como irritação e ardor na mucosa nasal.

Lavagens nasais com uma solução salina hipertônica para o tratamento de distúrbios do ouvido, nariz e garganta são normalmente efetuadas apenas para um período de tempo limitado. Isto deverá ser feito em acordo com o atendimento médico.

17) Por que eu deveria executar o primeiro toque após meio a um minuto antes do enchimento do Nasalpote?
Em alguns casos raros germes (por exemplo, legionela) podem invadir o sistema de água quente (ou seja, em chuveiros) quando a caldeira sempre apenas aquece a água até uma temperatura de um máximo de 140 ° F (60 ° C). Se você aquecer a água na caldeira acima de 140 ° F (60 ° C), uma vez por semana estas bactérias serão destruídas. Você pode mandar através do seu médico de família para um laboratório microbiológico para testar se o seu sistema de água quente está contaminado por bactérias.

18) Posso usar o microondas para aquecer a solução nasal no Nasapote?
Se você aquecer a solução salina do Nasalpote no microondas torna-se muito mais quente no bico do que em outras partes do pote, e você pode queimar o nariz. Por isso, é mais seguro aquecer a água à temperatura morna antes de coloca-la no Nasalpote

19) O que posso fazer se o enxaguamento com a solução salina roda para baixo para a minha garganta?
Pequenas quantidades de solução salina podem correr para baixo de sua garganta. É só cuspir para fora ou tentar mudar a posição da cabeça, curvando-se um pouco mais para a frente. Pode ser útil fazer deliberadamente a lavagem com solução salina na sua garganta. Isso pode aliviar os sintomas nesta área (por exemplo, inflamação), pois a conexão entre as passagens do nariz e da garganta, em seguida, também estariam limpas. Você pode fazer a lavagem com a solução salina até o nariz e, depois direcioná-la para baixo até a sua garganta. Se entrarem maiores quantidades involuntariamente na sua garganta poderia ser porque o seu palato mole não está fechado, por exemplo, se você não estiver respirando continuamente através da sua boca aberta. Pode ajudar se você contar ou cantar em voz alta durante todo o processo de lavagem nasal.

20) O que posso fazer se a solução salina não flui através do meu nariz?
Primeiro tente soprar o nariz com cautela, isto pode ajudar. Se não, você pode tentar a lavagem, pela outra narina em primeiro lugar, pois uma narina é normalmente mais congestionada do que a outra. Você pode então tentar novamente a partir da narina congestionada, quer de uma vez ou mais tarde.

A maior parte do tempo uma das nossas narinas é mais aberta do que a outra. Quando respiramos calmamente por meio do nariz os fluxos de ar conseguem abrir normalmente as narinas. O órgão interno do ritmo determina quando as narinas abrem e mudam de lados. Isto pode acontecer a cada 90 minutos ou mais. Em Yoga um reflexo fisiológico tem sido conhecido há muito tempo que pode ser usado para abrir uma ou ambas as narinas amplamente. A ciência médica tem estudado este reflexo extensivamente na última parte do século 20. Abaixo da região axilar, temos receptores que são sensíveis à pressão e que abrem as narinas opostas, respectivamente, quando estimulados. Quando por exemplo você estiver respirando sobretudo através da sua narina direita e deitar-se no seu lado direito, após repouso nesta posição durante um tempo você perceberá que sua narina esquerda abre. Outra técnica consiste em pendurar um braço sobre as costas de uma cadeira. Acionado pela pressão criada na região axilar por este procedimento a narina do outro lado abre. Com uma técnica especial de Yoga você também pode tentar abrir as narinas de ambos os lados. Para isso, você deve sentar-se confortavelmente em uma posição vertical. Atravesse os braços na frente do seu corpo para que você possa colocar cada mão firme por baixo da região axilar do outro lado, criando uma pressão firme lá. Sentado relaxado nesta posição depois de um tempo duas narinas podem abrir lentamente. Você pode usar esta técnica para preparar-se para a lavagem nasal.

Se você tem um nariz muito congestionado e em raras ocasiões tiver que utilizar gotas ou sprays nasais é, muito satisfatório você realizar a limpeza nasal anteriormente para que essas gotas ou sprays tenham um melhor efeito. Isto pode ser aplicável, ao deitar, pois ele pode trazer alívio, facilitando a respiração nasal durante o sono.
Continuamente respirar pela boca durante o sono seca as mucosas da boca e garganta. No entanto, o uso crônico de gotas e sprays nasais levam à congestão nasal, secando a sua membrana e mucosa nasal e podendo danificá-la irreversivelmente.

21) Como posso livrar-me de grandes quantidades de muco no meu nariz?
Se o seu nariz é bastante congestionado com grandes quantidades de muco cautelosamente você pode continuar a repetir o procedimento até que não saia mais muco. Após a primeira lavagem faça o seguinte procedimento: inalar o ar profundamente e soprar suavemente por ambas as narinas. É melhor soprar para fora um maior volume de ar com menos esforço, do que um forte sopro com uma menor quantidade de ar. Desta maneira você pode evitar o risco de prejudicar seu ouvido médio.
Se apenas uma pequena quantidade de muco sai, repita soprando seu nariz através de apenas uma narina, mantendo a outra fechada durante o tempo que nada mais sai. Lavar novamente e repetir todo o procedimento, uma vez mais, até que o Nasalpote esvazie. Se ainda mais muco sai do seu nariz, você deve lava-lo novamente.
É importante eliminar o máximo possível de muco do seu nariz, pois caso contrário provocará congestionamentos e obstruirá a respiração nasal. Eliminar muco também reduz o risco de infecções bacterianas. Respirar livremente através de seu nariz é de importância central para a sua saúde respiratória.

22) O que posso fazer para que solução salina se esgote do meu nariz após um tempo da lavagem nasal?
Algumas vezes a solução salina pode correr inesperadamente para fora de seu nariz algum tempo após a lavagem nasal. O responsável por isso é a natureza anatômica dos indivíduos que consiste na conexão da cavidade nasal com o seio maxilar. Neste caso, o procedimento abaixo (ver desenho) pode ajudá-lo a secar a sua mucosa nasal após a lavagem nasal. Desta maneira você pode evitar que qualquer líquido venha a correr pelo seu nariz mais tarde. Se alguma solução não sair para fora de seu nariz, após o enxaguamento sopre o nariz com cautela.

23) Como faço para secar minha mucosa nasal após enxaguamento do meu nariz?

A técnica Yoga comprovada para a secagem da membrana e mucosa nasal após a lavagem é feita do seguinte modo:
Fique na posição vertical, com as pernas afastadas. Dobre em frente e ao mesmo tempo relaxe e deixe sua cabeça, e a parte superior do seu corpo e os braços pendurados estabelecendo um curto período de tempo (desenho da esquerda). Endireitar-se, e em seguida, enquanto aguarda o fim de que a parte superior do seu corpo esteja em uma posição horizontal. Você pode apoiar-se com uma mão colocada acima do seu joelho (desenho da direita).

2) Mantenha uma narina fechada nesta posição virar a cabeça para olhar para a direita (a sua orelha direita apontando para cima), e cautelosamente soprar o ar para fora três vezes por meio de sua narina aberta. Não sopre demasiadamente forte, porque aumentará a pressão e poderá provocar danos à seu ouvido médio. Em seguida, vire a cabeça para olhar para a esquerda (a sua orelha esquerda apontando para cima) e soprar novamente três vezes e, em seguida, três vezes (mantendo a cabeça prensada volta na nuca de seu pescoço), e mais uma vez, olhando através de seu pernas para trás.

3)Então, segure a segunda narina e, repetir todo o processo, através do sopro em todos os outros quatro sentidos.

4)Finalmente fique de pé novamente, segurando sua cabeça e pressionado novamente na nuca e seu pescoço e soprando novamente através de duas narinas, ou uma após a outra. Se você praticar essa técnica não mais haverá corrimento inesperado de solução salina para fora de seu nariz.

24) Que efeitos posso esperar do meu nariz se enxaguar todos os dias usando o Nasalpote?
Segundo a pesquisa científica realizada sobre o fundamento da medicina baseada em evidências tem sido demonstrado que a lavagem nasal diária melhora a saúde respiratória. Este dispositivo foi otimizado para o efeito máximo, seguro e de fácil manuseio, bem como baixos custos de administração.

Se você tem um nariz congestionado com o aumento da produção de muco, a lavagem nasal pode dar alívio imediato, sem a utilização de gotas ou sprays nasais, livrando-o de muco, de modo que você possa de novo respirar profundamente e livremente. Toda a cavidade nasal é completamente lavada e a membrana e mucosa nasal é umedecida, melhorando a sua função natural de limpeza.

Quando praticada diariamente vários tipos de sintomas respiratórios podem mostrar uma melhoria sustentada e eficaz dentro de poucos dias ou semanas. A lavagem nasal diária reduz bastante a incidência de sintomas característicos do ar originários de vírus, tais como infecções comuns constipações, gripe aviária e gastro-entérica. Resfriado comum com sintomas típicos, tais como o aumento da produção do muco, nariz congestionado e entupido, dor de garganta, dor de cabeça e dor de ouvido são significativamente reduzidos, como também é a incidência da gripe e dos sintomas mais graves como febre, faringite, cefaléia e dores nos membros, bem como o número de consultas médicas.

Lavagem nasal reduz a sinusite, amidalite, laringite (rouquidão) e faringite.
No entanto, a lavagem nasal diária não garante que você não vai pegar uma dessas infecções causadas por vírus. Uma possível razão para isso é que esses vírus só precisam de algumas horas para infectar-nos após o primeiro contato com nossa mucosa nasal. A lavagem nasal diária é, assim, um substituto suficiente para uma inoculação anti-gripe.

A lavagem nasal alivia os incômodos sintomas do pólen (febre do feno), bolores, alergias e poeiras tais como espirros, rinorréia, congestão dos olhos, removendo alérgenos e mediadores inflamatórios da mucosa nasal.

Efeitos adicionais favoráveis são uma redução do consumo do medicamento, quando sofrem de infecções respiratórias superiores. Isto se aplica, em particular para anti-congestionantes, gotas nasais e sprays. Se você lavar o nariz diariamente você requererá menos cuidados médicos, ficará menos doente e menos confinado à cama. Lavagem nasal melhora seu estado geral de saúde. Quanto mais você lavar regularmente o seu nariz, melhores e mais sustentados serão os efeitos para a sua saúde. Uma lavagem do nariz regularmente, pelo menos uma vez por dia é mais eficaz do que fazê-lo mais vezes em um dia

Várias bactérias saudáveis podem preencher a membrana e mucosa nasal. A formação de uma grande quantidade de muco pode levar a bactéria patogênica e vírus a se espalhar consideravelmente. A lavagem nasal libera o nariz do muco povoado por essas bactérias e vírus.

Por isso, alivia o nariz congestionado. É mesmo verdade que muitas vezes torna possível a importante função de respirar pelo nariz. Ele reduz o perigo de infecções do trato respiratório superior e inferior. Expressa como um curto aforismo: Menos muco, menos germes!

25) A lavagem nasal têm quaisquer efeitos secundários?
Lavagem nasal com solução salina isotônica morna não tem efeitos colaterais conhecidos graves. Muito raramente uma ligeira sensação irritativa pode ser sentida mesmo quando corretamente realizada. Tais irritações muito leves podem ser notadas quando se inicia um tratamento de lavagem nasal.

Isso só é percebido quando se utiliza uma solução salina com concentração de sal demasiada fraca ou forte, ou seja, inferior ou superior à concentração salina isotônica no sangue, ou então se as suas mucosas nasais estão severamente inflamadas. Certifique-se de sempre colocar primeiro o sal no Nasalpote ou em outro recipiente e enche-lo com água depois. Se você primeiro encher com água e adicionar o sal , a concentração pode ficar demasiadamente fraca no cano do Nasalpote

26) O que devo observar quando indicam medicamentos através da membrana e mucosa nasal?
Se você aplicar quaisquer medicamentos através da mucosa nasal, você deve fazer isso depois da lavagem nasal. Consulte o seu médico! Uma exceção é anticongestionantes de nariz, gotas ou sprays, que se necessário, para um nariz congestionado deve ser administrado antes. Você então, deve lavar o nariz depois de terem começado a produzir efeitos. Uma solução salina isotônica (com uma concentração salina como no sangue humano) não reduzirá o efeito dos medicamentos

27) A partir de que idade é possível lavar o nariz?
Normalmente, as crianças podem aprender a lavar o nariz de uma idade de cerca de quatro ou cinco anos, se os pais ajudá-los. Se a lavagem nasal é necessária para crianças menores, esta deve ser executada ou ensinada por experientes medicos pediátricos ou pessoal treinado (ou seja, médicos pediatras ou fisioterapeutas). Não existem outras restrições relacionadas a idade. Lavagem nasal pode ser realizada por toda a vida. As pessoas propensas a queixas respiratórias podem melhorar sua saúde diariamente por lavagem nasal.

28) Quando devo consultar um médico?
Se você tem:
  • Dor de ouvido ou dor sinusal
  • Pus ou muco
  • Congestionamento crônico de muco
  • Alta ou contínua febre